quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O que é Tracking ?

    A maioria das pessoas desconhece ou acha que isto já roça a ficção científica, mas desde há bastante tempo que é possível analisar os padrões de leitura e consulta visual dos utilizadores face ao monitor e a uma página web.

Um dos métodos utilizados e que deram oriem ao supra-citado fenómeno "Padrão F", por Nielsen, é o eye-tracking. Um sistema que acompanha o movimento dos olhos face ao monitor e regista desde o percurso até aos tempos de pausa.
Esta semana a WorkValue lançou o primeiro estudo de web eye-tracking em Portugal, para consulta livre, de onde algumas conclusões cimentam o que já internacionalmente se vinha descobrindo e analisando, nomeadamente:

Eye Tracking - O que é isto?

WorkValue

  • ligeira diferença entre leitura da página entre homens e mulheres; elas contornam mais rapidamente elementos gráficos, mas o percurso visual é similar
  • prioridade para a parte superior da homepage
  • textos concentraram maior atenção que as imagens
  • grafismo condicionou usabilidade em áreas de call-to-action (e.g. subscrições)
  • 25% dos utilizadores do estudo viu os banners
  • banners junto a conteúdos de preferências mereceram maior atenção visual
  • imagens entre textos condicionou a localização de conteúdos
  • formato de banner com melhor prestação - MREC/300x250 px


Podem ler todo o estudo em detalhe aqui:
WEB EYE TRACKING PORTUGAL 2008 - Meios de Comunicação Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário